Mau Hálito

O que é a halitose?

A halitose (mau hálito) é um termo que descreve, um hálito desagradável com origem em alterações cariadas na cavidade oral ou outras localizações.

Quais as causas principais que originam a halitose?

As causas são diversas. Podemos dividi-las em três grupos principais:

1. Causas orais
  2. Causas exógenas ou externas
  3. Causas relacionadas com outras áreas

Quais as causas orais?

As causas orais podem estar relacionadas com vários aspectos, tais como por exemplo:

1. Má higiene oral
  2. Presença de cáries
  3. Doenças das gengivas (gengivite e periodontite)
  4. Ulcerações orais
  5. Infecções orais (bacterianas, virais e fúngicas)
  6. Próteses dentárias associadas à má higiene oral
  7. Hiposialia (diminuição de fluxo salivar)
  8. Cancro oral

Quais as causas externas?

As principais causas exógenas estão ligadas à ingestão de certos alimentos no nosso dia a dia (ex: alho, cebola), que têm um efeito não só directo mas também retardado (via sistémica) sobre o hálito. O tabaco, o consumo de álcool e de medicação que desencadeie diminuição do fluxo salivar agrava o mau hálito. De facto, qualquer factor que conduza a uma diminuição do fluxo salivar agrava o mau hálito.

Quais as causas relacionadas  com outras áreas?

A otorrinolaringologia pode ser considerada a segunda área de maior importância associada à halitose (ex: sinusite, presença de corpos estranhos no nariz em crianças).

As causas de origem nos pulmões, estômago, fígado e rins são consideradas raras. Ao longo dos anos houve sempre uma ideia de associação entre patologia gástrica e halitose, a qual é considerada muito rara, mas que poderia surgir em casos de refluxo gastro-esofágico, hérnia do hiato, cancro do estômago, estenose do piloro, sindroma de má absorção, ou de infecções intestinais.

A diabetes, as deficiências vitamínicas, a desidratação, assim como outras situações de carácter sistémico podem desencadear halitose. Podem surgir também variações do hálito durante o ciclo menstrual.

Como se pode prevenir o mau hálito?

O mau hálito, de uma forma geral, pode ser prevenido e tratado através de uma boa higiene oral. Esta higiene oral inclui a escovagem, a limpeza interdentária e o uso de raspadores linguais para a limpeza da língua.

Aconselha-se a ingestão diária de água suficiente para manter uma correcta hidratação.

Com a orientação do seu médico dentista pode ainda utilizar elixires contendo agentes específicos que ajudam na prevenção e tratamento da halitose, tais como os que contêm clorhexidina, cloreto de cetilpiridínio e sais de zinco.

Como é que o médico dentista pode proceder a um diagnóstico do meu hálito?

Para um diagnóstico adequado, o médico dentista fará um questionário orientado para a sua história clinica, ao qual se seguirá um exame objectivo intra e extra oral. Se necessário irá recorrer a alguns exames complementares de diagnóstico, tais como testes salivares, microbiológicos e aparelhos específicos de medição.