Periodontologia

Doenças das Gengivas

Esta disciplina da medicina dentária dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças das gengivas e das estruturas de suporte dos dentes (piorreia).

A inflamação e o sangramento das gengivas são situações relativamente comuns, causadas pela presença de bactérias no sulco gengival. Contudo, nos casos crónicos, a permanência prolongada de bactérias neste sulco e a inflamação das gengivas causa a destruição do próprio osso.

A esta doença chamamos periodontite e resulta no recuo da gengiva, expondo progressivamente parte da raiz, sendo fundamental o pronto tratamento.

Nestes casos, só a intervenção do Médico Dentista pode parar este processo, resolvendo em determinados casos o abanar do dente e prevenindo a sua perda.

Sinais de Doença Periodontal

• Gengivas vermelhas
  • Gengivas inchadas
  • Gengivas que sangram facilmente
  • Retracção gengival
  • Sensibilidade Dentária generalizada
  • Mau Hálito
  • Mobilidade

O acompanhamento da saúde das gengivas é fundamental e de igual importância ao acompanhamento da saúde dos dentes.

Como prevenir os problemas das gengivas?

Através de uma boa Higiene Oral, remover o tártaro (pedra) e fazer bochechos com um anti-séptico.